GENGIVOPLASTIA

A cirurgia plástica gengival, também conhecida como gengivoplastia, é usada para corrigir o que é comumente referido como sorriso gengival. Um sorriso gengival é aparente quando a linha da gengiva parece estar cobrindo os dentes de forma excessiva, fazendo-os parecer curtos. Esse procedimento tem como objetivo remover o excesso de tecido ósseo e gengival, expondo uma maior quantidade de dente natural e proporcionando um sorriso mais agradável. Isso pode ser feito em um dente, para igualar aos demais, ou em vários. Após a remoção do excesso da gengiva, um refinamento deve ser feito, afinando o tecido gengival remanescente, de modo que o tecido pareça natural.

O sorriso é um dos aspectos que causa impacto no relacionamento social. A exposição demasiada da gengiva durante o sorriso pode causar aspecto desfavorável, devido à desproporção na coroa do dente. O tratamento para este tipo de problema se restringe à remoção do excesso gengival, uma técnica amplamente indicada e empregada, proporcionando resultados imediatos e melhorando sensivelmente a harmonia do sorriso.

A Gengivoplastia, com finalidade estética, é um procedimento cada vez mais utilizado na Periodontia, devido à possibilidade de devolver os contornos apropriados aos tecidos moles e duros conferindo, assim, maior proporcionalidade no sorriso. É de grande importância o conhecimento de suas técnicas, indicações e contraindicações, a partir das considerações anatômicas de cada caso, para que o resultado alcançado seja considerado um sucesso, tanto para o paciente quanto para o profissional.

0004 005