TROCA DE RESTAURAÇÕES METÁLICAS

É a substituição de restaurações de amálgama (metálicas) por restaurações de resina composta ou porcelana (material da cor dos dentes), que devolve aos dentes, além da escultura adequada para uma correta oclusão, a estética que é a busca constante atualmente.

Com a evolução das resinas, o dentista tem em mãos uma gama de cores que permite reproduzir a cor de dentes com perfeição, para tornar uma restauração imperceptível.

A vantagem do uso das resinas é a adesividade do material às paredes do dente, não necessitando mais dos grandes preparos confeccionados para acomodar o amálgama que possui apenas retenção mecânica ao dente. As resinas restauram o dente de forma “conservadora”, pois se aderem ao dente como “cola”. Assim, não requerem desgaste de tecidos dentários sadios, ou seja, o dentista remove apenas a cárie ou a restauração antiga.

Outra vantagem é o fato da dureza da resina ser mais semelhante a do dente do que os metais. É comum ocorrer fraturas (pequenas e grandes) de dentes que apresentam grandes restaurações metálicas, pelo fato da alta rigidez dos metais.

006